terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Curiosidades"

Vestuário:


            As vestes romanas eram, basicamente, confeccionadas em lã e os mais ricos também usavam linho, seda e algodão indiano.
            Os homens vestiam uma túnica sem mangas (subucula), calções (subligacula) e cobriam-se com uma capa larga, a toga. A toga branca ou com orla púrpura dos magistrados não podia ser usada por estrangeiros e escravos. Os homens mais pobres cobriam-se com uma capa simples, a paenula. Os legionários substituíam a túnica por um manto (sagum) e os generais usavam o paludamentum, de cor vermelha. Calçavam botas ou sandálias (soleae), consoante a estação do ano.
            As mulheres usavam uma túnica comprida (subucula) e, sobre ela, a stola, feita de tecidos mais ricos e bordados. Quando estava frio, cobriam-se com um manto de lã (palla). O cabelo era cuidadosamente tratado e preso com fitas, ganchos ou travessas. Adornavam-se, consoante as posses, com colares, brincos, pulseiras de ouro, prata, cobre e pedras preciosas.

O início do processo de contagem:
Você já usou muitas vezes os números, mas será que já parou para pensar sobre:
a.    Como surgiram os números?
O homem sempre teve necessidade de fazer contagens, por exemplo para saber o número de ovelhas do seu rebanho ou o número de guerreiro. Uma das primeiras formas de fazê-lo foi assinalar marcas nos ossos dos animais que caçava.

b.    Como foram as primeiras formas de contagem?
Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza. A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.

O homem começou a plantar, produzir alimentos, construir casas, proteções, fortificações e domesticar animais, usando os mesmos para obter a lã e o leite, tornando-se criador de animais domésticos, o que trouxe profundas modificações na vida humana.

As primeiras formas de agricultura de que se tem notícia, foram criadas há cerca de dez mil anos na região que hoje é denominada Oriente Médio.

Podemos ver meios, onde os números aparecem:




Nenhum comentário:

Postar um comentário