sábado, 19 de fevereiro de 2011

A matemática dos romanos

A civilização romana alcançou um altíssimo nível de engenharia. Dessa forma o seu conhecimento em álgebra deveria ser muito avançado. Mas como podiam calcular com precisão usando o numeral romano onde o número zero inexiste?


A notação decimal (arábica) tornou a multiplicação bem mais fácil, ainda que alguns não concordem. Somar CLXXVII com XXIII não parece muito difícil, mas como multiplicá-los? 


Os romanos usavam seu próprio método para realizar multiplicações, possivelmente com caráter empírico. Ainda que o sistema sempre funcionasse nunca foram capazes de explicar matematicamente o por que.

As duas operações (duplicar e mediar) eram feitas rapidamente, devido ao freqüente uso, e porque sua notação assim facilitava. Exemplo: o dobro de 23 -> XXIII = XXXXIIIIII ->46. Sim, o certo seria XLVI, mas eles representavam assim pra ficar mais fácil.
Os algarismos romanos quando usados para representar os números arábicos tem a seguinte equivalência: I=1, V=5, X=10, L=50, C=100, D=500 e M=1000.

Qualquer símbolo diferente de M só pode ser repetido 3 vezes no máximo e um símbolo de valor menor à esquerda de um símbolo de valor maior deve ser subtraído do maior.



http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=818

Um comentário: